Como instalar o nopCommerce

Aqui vamos apresentar como fazer a instalação no nopCommerce, passando por todos os passos, desde o download da última versão disponível, o upload dos arquivos para o servidor, definição das permissões e por último, a instalação.

Antes de fazer a instalação certifique-se que o seu servidor possui os requisitos mínimos para rodar o nopCommerce.

Você deve agora fazer o download do nopCommerce através da página de downloads do nopCommerce clicando aqui. Existem duas versões para download, uma com o código fonte e uma apenas com os binários do website.

Executando o site usando o IIS (pacote sem o código fonte)

Descompacte o conteúdo do arquivo .rar, e copie os arquivos extraídos para um diretório virtual do IIS (ou o site raiz), e depois visualize o site usando um browser. Se você tiver usando o IIS 7, configure-o para utilizar o modo integrado (integrate mode), e configure o application pool para utilizar a versão 4 do .net framework.

nota: se você deseja restaurar as configurações iniciais (default settings) de um site nopCommerce, você pode apagar o arquivo Settings.txt do diretório App_Data. Para mais detalhes sobre as opções do IIS, por favor leia o artigo Using ASP.NET MVC with Different Versions of IIS.

Executando o site usando o Visual Studio (pacote com código fonte)

Esse passo mostra como executar o site através do Visual Studio. Para rodar o site no Visual Studio, descompacte o arquivo .rar contendo o código fonte completo do nopCommerce para uma pasta local. Abra o Visual Studio e selecione File > Open > Project/Solution. Navegue até a pasta que você descompactou os arquivos e selecione o arquivo da solution NopCommerce.sln. Execute (Run) o projeto Nop.Web.

Nota: usuários do Visual Studio Express verão a seguinte mensagem quando abrirem o arquivo da solution (.sln): “Solution Folders are not supported in this version of Visual Studio. Solution Folder ‘Solution Items’ will be displayed as unavailable”. Mesmo com essa limitação do Visual Studio Express, você pode compilar e rodar os projetos.

O ASP.NET MVC4 é necessário para que o projeto Nop.Web seja carregado no Visual Studio.

Gerando o pacote de instalação (deployable package) a partir do pacote com o código fonte

Para publicar o nopCommerce usando o Visual Studio os passos são um pouco diferente do que publicar uma aplicação web comum. Os passos abaixo são necessários:

  • Execute o arquivo Prepare.bat para compilar o projeto no modo release e mover os plugins para o diretório correto.
  • Execute o arquivo Deploy.bat para executar os mesmos procedimentos executados pelo arquivo Prepare.bat, e também mover todos os websites e arquivos para a pasta \Deployable\Nop_{Version}.
  • Selecione todos os arquivos no diretório \Deployable\Nop_{Version} e faça o upload (envio) deles para o seu servidor web.

Essa é a forma que o pacote sem o código fonte é gerado.

Nota para usuários HP (Hewlett Packard): as máquinas HP vem com uma chave no registro do Windows que vai interferir na execução do arquivo batch de deploy. Se você tiver um notebook HP e receber o erro “the OutputPath property is not set for project Nop.Web.csproj“, abra o regedit.exe e vá até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Environment. Apague a chave (não apenas o valor) Platform (seu valor é MCD). Reinicie o seu computador.

Processo de instalação

O nopCommerce precisa de permissões de escrita para os diretórios e arquivos listados abaixo:

  • \App_Data\
  • \bin\
  • \Content\
  • \Content\Images\
  • \Content\Images\Thumbs\
  • \Content\Images\Uploaded\
  • \Content\files\ExportImport\
  • \Plugins\
  • \Plugins\bin\
  • \Global.asax
  • \web.config

Essas permissões são validadas durante o processo de instalação. Se você não tiver as permissões necessárias, uma mensagem de aviso será exibida, solicitando que você configure as permissões.

Antes de instalar o nopCommerce, certifique-se que você tenha instalado algum dos bancos de dados abaixo:

  • SQL Server 2005 ou superior
  • SQL Compact 4.0 ou superior

Se você tiver usando o SQL Server 2005 ou superior, você pode usar qualquer um dos métodos de autenticação abaixo para se conectar ao servidor:

  • SQL Server Account: quando esse método é utilizado, os logins são criados no SQL Server e não são baseados nas contas de usuário do Windows. Tanto usuário quanto a senha são criados e armazenados no SQL Server. Ao utilizar essa forma de autenticação você precisa entrar com seu login e senha para se conectar.
  • Integrated Windows Authentication: quando esse método é utilizado, o SQL Server utiliza o Windows para validar o usuário e senha. Isso significa que a identidade do usuário é confirmada pelo Windows. O SQL Server não vai solicitar que você entre com uma senha. Essa forma traz todas as vantagens do gerenciamento de contas de usuário do Windows.

Assim que você abrir o site do nopCommerce pela primeira vez, você será redirecionado para a página de instalação, que segue abaixo:

install.1

  • Na area Store information, defina o seguinte:
    • No campo Admin user email, coloque o email que será usado para você fazer login na area de administração do seu site.
    • No campo Admin user password, coloque uma senha de sua preferência nos dois campos para confirmá-la.
    • Marque o checkbox Create sample para incluir dados de exemplo no seu banco de dados.
  • Na area Database information, defina o seguinte:
    • SQL Compact 4.0 ou superior: Selecione a opção Use built-in data storage (SQL Server Compact).
    • SQL Standard 2005 ou superior: Selecione a opção Use an existing SQL Server (or SQL Express) database e defina as informações para o SQL Server conforme a seguir:
      • Selecione a opção Create database if it doesn’t exist, se você deseja criar o banco de dados automaticamente se ele não existir.
      • No campo Database name, coloque o nome do seu banco de dados.
      • No campo SQL Server name ou no campo IP address, coloque o nome do servidor ou o endereço IP do servidor.
      • Use SQL Server account: Selecione essa opção se você deseja utilizar a autenticação do SQL Server. Se essa opção for selecionada você precisa colocar seu login e senha (password) nos campos apropriados.
      • Use Integrated Windows authentication: Selecione essa opção se você desejar utilizar a autenticao do Windows para se autenticar no SQL Server.
  • Clique no botão Install para iniciar o processo de instalação.

Nota 1: O botão Restart installation na parte inferior da página de instalação permite que você reinicie o processo de instalação caso algum problema aconteça.

Nota 2: Certifique-se que o application pool do IIS está definido como Integrated mode,

Quando o processo de instalação estiver completo, a home page (página inicial) do seu novo site será exibida.

  1. Fernando

    Olá amigos, estou com um probleminha e gostaria da ajuda de voces. Quando executo o nopCommerce localmente pelo visual studio tudo ocorre beleza. Mas quando publico em uma pasta local (Nop.Web) e mando para o meu host (GoDaddy) via FTP, não consigo realizar a configuração. Poderiam me ajudar, esclarecendo ou me dando um norte? Fico no aguardo. Abraços.

    • nopBrasil

      Fernando, poderia nos fornecer mais detalhes de como você gerou o pacote com os binários para efetuar o deploy, e qual o erro que ocorre?
      O que posso adiantar, é que para gerar o pacote não basta apenas efetuar o build pelo Visual Studio, é preciso seguir o procedimento após fazer o build:
      -Execute o arquivo Prepare.bat para compilar o projeto no modo release e mover os plugins para o diretório correto.
      -Execute o arquivo Deploy.bat para executar os mesmos procedimentos executados pelo arquivo Prepare.bat, e também mover todos os websites e arquivos para a pasta \Deployable\Nop_{Version}.
      -Selecione todos os arquivos no diretório \Deployable\Nop_{Version} e faça o upload (envio) deles para o seu servidor web.

      []’s

  2. Boa tarde,
    No meu projeto não tem os arquivos Prepare.bat e Deploy.bat
    Como faço para publicar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén