In computing, a plug-in (or plugin) is a set of software components that add specific abilities to a larger software application (Wikipedia).

O nopCommerce é construído de forma orientada a plugins, e eles são usados para extender as funcionalidades da plataforma. O nopCommerce possui diversos tipos de plugins, como por exemplo plugins de pagamento (como PayPal, PagSeguro), plugins de cálculos de impostos, plugins de cálculo de frete (como Correios, FedEx), widgets (como chat de atendimento, exibição de banners), e diversos outros. O nopCommerce já vem com uma série de plugins, além disso você pode procurar e encontrar mais plugins no site oficial do nop clicando aqui, existem grandes chances de alguém já ter criado o plugin que você precisa. Você pode encontrar plugins com código open-source, plugins que sejam free e plugins que tenham custo. Se você precisar, ou quiser criar um plugin, esse tutorial vai te ajudar no desenvolvimento de seu plugin.

Confira abaixo as etapas para a criação de um plugin:

Confira também como criar:

Atualizar o nopCommerce pode fazer com que alguns plugins parem de funcionar

Alguns plugins podem parar de funcionar com novas versões do nopCommerce. Se você tiver problemas após atualizar para uma nova versão, apague o plugin, e visite a página oficial do nopCommerce, ou da empresa que criou o plugin, e veja se uma nova versão está disponível. Em alguns casos, o plugin fica obsoleto com as mudanças e melhorias realizadas no nopCommerce, que podem gerar incompatibilidade, e exigir alterações no código do plugin, para que ele volte a funcionar. Procure comprar e utilizar plugins de empresas que tenham a política de atualizar os plugins quando novas versões do nopCommerce são lançadas, e que ofereçam suporte técnico adequado, assim você fica protegido. Caso o plugin que você possui, não tenha atualização, você pode alterar o arquivo Description.txt, e altere o campo SupportedVersions para a versão desejada, e faça o teste do plugin, para ver se ele funciona sem nenhum problema coma nova versão.

O que nós recomendamos, é que antes de você atualizar a versão do nopCommerce de sua loja, você faça um a atualização em um site de teste/homologação, e faça os testes necessários para garantir que sua loja e seus plugins estão funcionando adequadamente.

Conclusão

Esperamos que esse tutorial ajude você a iniciar o desenvolvimento de plugins para o nopCommerce. Se você tiver uma dica legal, um tutorial, alguma dúvida ou dificuldade sobre criação de plugins, entre em contato com a gente: nopcommercebrasil@nopcommercebrasil.com